Christino Cruz

Brazilian politician
The basics

Quick Facts

IntroBrazilian politician
PlacesBrazil
wasPolitician
Work fieldPolitics
Gender
Male
Birth24 July 1857
Death7 April 1914 (aged 56 years)
Star signLeo
The details

Biography

João Christino Cruz (Caxias, MA, 24 de julho de 1857 — Rio de Janeiro, DF, 7 de abril de 1914) foi um usineiro, agrônomo e deputado federal brasileiro. Foi também presidente honorário da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA). Filho do coronel João da Cruz e de Lina Joaquina Castello Branco da Cruz, era irmão do senador Joaquim Antônio da Cruz.

Segundo ABRANCHES (op. cit), fez estudos preparatórios em São Luís, no Maranhão, indo concluí-los em Zurique, na Suíça. Alí, frequentou a Escola Prática de Agricultura de Strickhof , onde terminou o curso, para, após, matricular-se na Alemanha, na Academia Agrícola de Hontheim, em Stuttgart, no Gutenberg (Alemanha), onde veio a concluir o curso agrícola. Permaneceu mais dezoito meses na Europa, visitando estabelecimentos agrícolas na França e Inglaterra. Ao retornar a Caxias aí montou o Engenho D'Água.

Em 1892 foi eleito deputado federal, em vaga aberta pela renúncia do sr. Tasso Fragoso. Re-eleito à segunda legislatfura, não foi reconduzido. Novamente foi eleito, já na quarta legislatura, mantendo seus mandatos até morrer. Foi eleito segundo vice-governador do Maranhão em 1910, reconduzido em 1914.

O projeto de criação do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio (MAIC), articulado pela SNA, chegou à Câmara dos Deputados, em 1902, através do seu presidente honorário, deputado Christino Cruz, sendo aprovado quatro anos depois, pelo Decreto n. 1.606, de 29 de dezembro de 1906. O MAIC começou a funcionar somente em 1909, pelo Decreto nº 7.501, de 12 de agosto de 1909, com sua atuação estendo-se aos serviços de agricultura prática, defesa agrícola, proteção dos índios e ensino agronômico.

No centro de Caxias, no Maranhão, há uma rua, e na zona rural foi nomeada uma Undidade Básca de Saúde UBS também em sua memória. Na localidade de Engenho d'Água, no mesmo Município, existiu entre os séculos XIX e XXI uma estação ferroviária, atualmente demolida, no km. 408, da ferrovia até Timon, a qual também usou o nome Cristino Cruz.

No início da década de 1910, Christino Cruz foi homenageado pela Companhia de Navegação a Vapor do Parnaíba, que batizou com o seu nome o T.S.S. Christino Cruz, um dos seus navios a vapor.

Nessa mesma época, durante a administração de Francisco de Assis Lopes Júnior (1910-1912), foi criada uma escola de agricultura no município maranhense de Guimarães, nas imediações de Capitua, com o nome de “Aprendizado Agrícola Christino Cruz”, também em sua homenagem, cujo projeto inicial figurava como uma obra de extraordinária importância para o município e para o estado. Alguns anos depois, esta escola foi transferida para São Luís com o nome de Escola Agrotécnica Federal de São Luís.

Bibliografia

  • ABRANCHES, Dunshee de. "Governos e Congressos da Republica dos Estados Unidos do Brazil- Apontamentos biographicos sobre todos os Prezidentes e Vice-Prezidentes da República, Ministros de Estado e Senadores e Deputados ao Congresso Nacional", primeiro volume- página 458- 1918- São Paulo-SP (da coleção de Referência da Biblioteca da UnB- Universidade de Brasília-DF.).


  • Portal da agropecuária
  • Portal do Maranhão
  • Portal da política
The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 02 Aug 2020. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.