Carlos Scarpelini

The basics

Quick Facts

Gender
Male
The details

Biography

Carlos Roberto Scarpelini (Apucarana, 31 de janeiro de 1952) é um comerciante, agricultor e político brasileiro.

Biografia

Filho de Adelino Scarpelini e Jandira Gomes Ferreira, é também irmão de José Domingos Scarpelini, prefeito de Apucarana entre 1989 e 1992 e deputado estadual pelo Paraná durante 4 mandatos.

Em 1974, filiou-se ao MDB (partido de oposição ao regime militar), pelo qual foi eleito vereador em 1976. 2 anos depois, concorreu sem sucesso a uma vaga de deputado federal. Em 1979, com a extinção do bipartidarismo, vai para o PMDB e disputou simultaneamente a eleição estadual (candidatou-se a deputado federal) e a eleição municipal para a prefeitura de Apucarana, sendo eleito em ambas. Optou em assumir o executivo municipal em 1983, permanecendo no cargo até 1988, tendo sua gestão elogiada pela imprensa do Paraná, que o considerou o melhor prefeito do estado.

Em 1990, elegeu-se deputado federal com 31.440 votos. Já filiado ao PST, votou a favor do impeachment do presidente Fernando Collor de Mello. Tentou se reeleger em 1994 pelo PP, mas não conseguiu e deixou a legislatura ao término de seu mandato.

Voltou à prefeitura de Apucarana em 1996, ao se eleger com 24.065 votos pelo PPB, e durante o segundo mandato filiou-se ao PSDB, onde disputou a reeleição em 2000 e ficou na segunda posição. Era pré-candidato a deputado federal em 2002, mas perdeu os direitos políticos após decisão do Ministério Público, que o acusou de improbidade administrativa após a contratação de seu sobrinho, Wilson Scarpelini, para ser assessor político da prefeitura municipal sem ter feito concurso público.

Scarpelini chegou a lançar sua candidatura a deputado federal pelo PDT em 2006. Ao descobrir que seu nome figurava entre os candidatos que tinham contas irregulares pelo Tribunal de Contas, decidiu abandonar a disputa. Em 2008, participou da campanha de sua esposa, Lucimar Nunes Scarpelini, para uma vaga na Câmara Municipal de Apucarana, e sua última participação como candidato foi em 2010, quando tentou concorrer pela sexta vez a deputado federal, desta vez pela legenda do PP (atual Progressistas), mas teve sua candidatura negada. Em 2011, foi condenado a devolver valores correspondentes ao repasse mensal ao futebol profissional de Apucarana entre 1997 e 1999 - o valor não foi anunciado, mas falou-se em 3 milhões de reais.

Não disputou nenhum cargo eletivo em 2014, e chegou a pensar em disputar as eleições de 2016, sem lançar oficialmente nenhuma candidatura.

Referências

The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 22 Oct 2024. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.