Caio Cunha

The basics

Quick Facts

Gender
Male
Birth20 April 1978
Age46 years
Star signTaurus
The details

Biography

Caio Cesar Machado da Cunha, mais conhecido como Caio Cunha, (Mogi das Cruzes, 20 de abril de 1978) é um empresário e politico brasileiro, filiado ao Podemos (PODE).

É o atual prefeito de Mogi das Cruzes (SP) e integrante do movimento Livres..

Trajetória política

Vereador de Mogi das Cruzes

Foi vereador por dois mandatos, ambos pelo PV. Na primeira vez como candidato à vereador, obteve 1619 dos votos válidos, e a segunda vez, em 2016, foi o vereador mais votado da cidade, com 5,788 votos.

Candidatura a deputado estadual

Em 2018, disputou pelo cargo de deputado estadual do estado de São Paulo, também pelo Partido Verde, tendo recebido 30,124 votos e não sendo eleito deputado estadual.

Candidatura a prefeitura de Mogi das Cruzes

Em 2020, decidiu trocar de partido concorrer pelo Podemos para a prefeitura de Mogi das Cruzes. A eleição em Mogi das Cruzes teve um segundo turno pela primeira vez em 20 anos, e Caio Cunha venceu o segundo turno, com 196.370 votos válidos, dos quais 58,39% foram para Cunha e os 41,61% para o antigo prefeito Marcus Melo.

Prefeito de Mogi das Cruzes (2021–)

Primeiros atos como prefeito

O prefeito pretende criar duas secretarias: a secretaria de Transparência e Participação, e a secretaria de Sustentabilidade e Inovação. Entretanto, em agosto de 2021, nenhuma dessas secretarias existiam ainda.

Pedido de cassação da chapa eleita

A primeira crise de seu governo foi o pedido de cassação (impeachment) da chapa eleita. A chapa foi acusada de prevaricação, por nomear Francisco Cardoso de Camargo Filho para o posto de Secretário do Governo. Camargo Filho foi condenado por improbidade administrativa em 2009 quando participou do Governo do Estado de Santa Catarina. O pedido de cassação inicialmente foi enviado para a Comissão de Justiça e Redação, mas como a mesma não existia na época, o presidente da Câmara de Mogi das Cruzes enviou os autos para a Procuradoria Jurídica, agora com relação ao cumprimento dos requisitos legais mínimos para o conhecimento do pedido. No dia 3 de Fevereiro, a Procuradoria Jurídica concluiu que o parecer final sobre o assunto cabia à Mesa Diretiva da Câmara dos Vereadores de Mogi das Cruzes. A Mesa Diretiva concluiu que os réus daquela ação foram condenados apenas a multa administrativa, e não houve a suspensão de direito políticos ou a proibição de contratação pela administração pública, que arquivou o pedido de cassação da chapa Cunha-Kahler.

Ver também

  • Lista de prefeitos de Mogi das Cruzes

The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 03 Dec 2023. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.