Bibo Nunes

Brazilian politician
The basics

Quick Facts

IntroBrazilian politician
PlacesBrazil
isPolitician
Work fieldPolitics
Gender
Male
Birth9 January 1957, Cruz Alta, Rio Grande do Sul, Brazil
Age67 years
Star signCapricorn
Politics:Social Liberal Party
The details

Biography

Alcibio Mesquita Bibo Nunes, conhecido como Bibo Nunes (Cruz Alta, 9 de janeiro de 1957), é um jornalista e apresentador de televisão brasileiro. Foi apresentador dos programas de televisão Bibo no 20, no Canal 20 e o Bibo Nunes Show, que passou pela Ulbra TV, TV Urbana e Canal 20.

Biografia

Natural de Cruz Alta, no interior do estado do Rio Grande do Sul, Bibo Nunes é filho de Antonio Carlos Gomes Nunes e de Elza Mesquita Nunes.

Começou sua carreira como jornalista em 1976, na Rádio Cruz Alta. Em 1979, foi apresentador e repórter na RBS TV Cruz Alta e no ano seguinte, se tornou correspondente do jornal Zero Hora. Em 1982, Bibo mudou-se para Porto Alegre, onde fez parte da equipe do telejornal Meio-Dia: A Hora Local, na TV Bandeirantes Rio Grande do Sul. No programa, Bibo apresentava o quadro Bibo Nunes e os Sucessos Pepsi, com clipes musicais, dicas de festas e entrevistas sobre o mundo jovem. Em 1984, Bibo Nunes também estreou como locutor na rádio Universal FM.

Em 1991, Bibo Nunes assumiu o cargo de presidente da Fundação Piratini, gestora das emissoras de rádio e televisão públicas do Rio Grande do Sul, sendo presidente da TVE RS e diretor da FM Cultura, durante o governo de Alceu Collares. A sua administração à frente da Fundação Piratini foi polêmica e modernizadora. Ao mesmo tempo em que a TVE aumentou a programação local e instalou retransmissoras em todo o estado, Bibo foi acusado de utilizar a emissora para propaganda pessoal. O próprio Bibo apresentava a principal atração noturna, o telejornal 7 No Ar, ao lado de Rejane Noschang, Sérgio Schueller e José Fontela.

Em 1994, Bibo Nunes foi criticado pelo apresentador do programa Câmera 2, Clovis Duarte, contra o qual concorria no horário das 22h a meia-noite. Clovis, que acusava Bibo de plagiar o formato de seu programa, também lançou suspeitas quanto à administração de fundos públicos pelo jovem presidente da emissora estatal. Bibo então protagonizou um momento único na televisão gaúcha: saiu da bancada de seu programa, ao vivo, se transferindo para os estúdios da TV Guaíba, que ficava a poucos metros da TVE, entrando no programa de Clóvis para se defender. As duas emissoras transmitiram ao vivo a briga.

Em 1998, Bibo Nunes estreou o programa Bibo Show no Canal 20 (atual Bah TV). Posteriormente, o nome do programa foi renomeado para Bibo Nunes Show e passou pela Ulbra TV e pela TV Urbana.

Carreira política

Foi candidato a deputado federal pelo Partido Social Democrático em 2014, e a vereador de Porto Alegre pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro, em 2016, não sendo eleito em nenhuma das vezes. Em 2018, Bibo Nunes candidatou-se novamente ao cargo de deputado federal pelo Partido Social Liberal, sendo eleito com 1,57% do eleitorado (91.664 votos).

A área técnica do Tribunal Regional Eleitoral recomendou que as contas de campanha de Bibo Nunes fossem desaprovadas, pois foi constatado que, ao se candidatar para deputado federal, recebeu uma única doação feita por um estrangeiro, o que é ilegal pela legislação eleitoral brasileira. O doador, chamado Juan Antonio Bruno Perroni, é um uruguaio não-naturalizado que é empresário da indústria fumageira e foi condenado em duas instâncias pela Justiça Federal por falsificar selos de controle de IPI de embalagens de cigarro.

Como deputado federal, notabilizou-se por ser um dos maiores aliados do presidente Jair Bolsonaro na Câmera dos Deputados e nas redes sociais. Fez parte da comitiva de parlamentares do PSL que viajou à China para conhecer o sistema de reconhecimento facial. Posteriormente, Bibo Nunes foi autor de um projeto de lei que obriga que visa tornar a tecnologia obrigatória em todos os espaços públicos. A proposta de Bibo Nunes foi criticada pela organização Human Rights Watch, que a considerou como uma forma de vigilância em massa que abre espaço para abusos e uma tecnologia que levanta sérias dúvidas sobre sua confiabilidade e potencial para discriminação de minorias.

Durante a pandemia do COVID-19 no Brasil, Bibo Nunes foi um dos defensores do fim do isolamento social, afirmando em um debate que “Este vírus acelera a morte de quem está pra morrer. No mundo inteiro, quem morre são idosos, pessoas que já estão sendo encaminhadas para a morte. Não quer dizer que estou a favor da morte, porque todos vão morrer. Inclusive eu e vocês. Então, aceitar a morte é algo natural, e não tem o porquê de fazer o isolamento total que quebra a economia”.

Vida pessoal

Bibo Nunes é casado e pai de dois filhos: Antônio Carlos e Camila Nunes. É torcedor do Sport Club Internacional. Recebeu o título de cidadão honorário de Porto Alegre em 2004.

The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 06 Jul 2020. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.