Bernard Appy

The basics

Quick Facts

isEconomist
Work fieldFinance
Birth1962
Age63 years
The details

Biography

Bernard Appy (São Paulo, 19 de fevereiro de 1962) é um economista brasileiro, mentor da proposta de reforma tributária (PEC 45/2019) em tramitação no Congresso. Entre 2003 e 2008 comandou a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda e a Secretaria Extraordinária de Reformas Econômico-Fiscais no governo Lula.

Biografia

Bernard Appy nasceu em São Paulo, formando-se em economia pela Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (FEA-USP), em 1985, obtendo depois o grau de mestre pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi para Brasília em 2003, para trabalhar na equipe econômica do governo Lula, chegando a ser o segundo na hierarquia do Ministério da Fazenda dos ministros Antonio Palocci e depois Guido Mantega. Em setembro de 2008 foi nomeado assessor especial do presidente Lula nos trabalhos de preparação da reforma tributária e fiscal, considerada prioritária. Chegou a ser filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), mas desligou-se do partido.

Depois de deixar o governo, Appy foi diretor de Estratégia e Planejamento da BM&F Bovespa, de 2010 a 2011. Em 2015 foi cofundador do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), uma think-tank independente, criada com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do sistema tributário brasileiro. A CCiF passou a ser financiada por empresas como Vale, Itaú, Braskem, Votorantim e Natura. Colaborou com a formulação do programa econômico na candidatura de Marina Silva à presidência da República nas eleições de 2014 e durante a campanha para as eleições presidenciais de 2018 conseguiu apoio da maioria dos candidatos para sua proposta de reforma tributária, que passou a fazer parte dos seus programas de governo.

Reforma tributária

Em 2014, Appy apresentou o Projeto de Reforma Tributária, que foi apresentada depois pelo deputado federal por São Paulo, Baleia Rossi, na forma do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) n.º 45/2019. O texto foi aprovado em 2019 pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, e tem o apoio do seu presidente Rodrigo Maia.

Bibliografia

Ligações externas

The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 05 May 2020. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.