Biography
Also Viewed
Quick Facts
Gender |
|
Biography
Beatriz Alvarenga Álvares, conhecida como Beatriz Alvarenga (Santa Maria de Itabira, MG, 1923), é professora e escritora de vários livros didáticos para o Ensino de Física.
Família
Filha do Farmacêutico Trajano Procópio de Alvarenga vem de família numerosa de 11 irmãos. Casou-se aos 39 anos com o Professor de Português Celso Álvares.
Formação acadêmica
Prestou vestibular aos 17 anos para a Escola Livre de Engenharia de Belo Horizonte, atualmente Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduou-se em Engenharia Civil sendo a única mulher em sua turma.
Carreira
Nos anos 1940 foi a primeira professora de Física do Colégio Estadual Central de Belo Horizonte (Escola Estadual Governador Milton Campos). Foi pioneira, pois na época o ensino ministrado por mulheres era frequente em aulas de trabalhos manuais, ginástica e culinária. Em 1968, fez parte do grupo de professores que criou o Departamento de Física no Instituto de Ciências Exatas da UFMG. Aposentou-se em 1987.
Prêmios
Em 1989 recebeu o título de Professora emérita do Departamento de Física da UFMG. No dia 21 de abril de 2006 foi condecorada com a Medalha da Inconfidência pelo então Governador do Estado de Minas Gerais Aécio Neves. No dia 24 de maio de 2014 recebeu a Medalha Conselheiro Christiano Ottoni por ocasião das comemorações dos 103 anos da Escola de Engenharia da UFMG. No dia 29 de outubro de 2014 foi homenageada na UFMG por sua contribuição à divulgação da ciência. Foi vencedora do Prêmio Bom Exemplo em 2016. O Prêmio Bom exemplo é uma iniciativa da TV Globo Minas, da Fundação Dom Cabral, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e do Jornal O Tempo.