Aurea Domenech

Brazilian writer
The basics

Quick Facts

IntroBrazilian writer
PlacesBrazil
isWriter
Work fieldLiterature
Gender
Female
BirthRio de Janeiro
The details

Biography

Editar

Aurea Domenech, nome artístico de Aurea Domenech Bussons, (Rio de Janeiro, RJ, 14 de janeiro de 1956) é uma escritora e poetisa ibero brasileira premiada, que escreve desde os onze anos de idade. É também artista plástica premiada no Brasil e nos Estados Unidos.

Em 2017, seu poema ecológico e humanístico de caráter internacional "CERTIDUME" venceu um concurso que o elegeu para a abertura do Festival de Literatura em Lomé, no Togo. Dentre os concorrentes brasileiros, alguns membros da Academia Brasileira de Letras.

Em 2019, seu soneto "VEM DO PROFUNDO LODO A FLOR DE LÓTUS" alcançou o 8º lugar dentre 2251 poemas inscritos para a publicação da Antologia da Editora Vivara.

É advogada formada em Ciências Jurídicas e Sociais, "cum laude", pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na qual ingressou em 6º lugar..

Após muitos anos como autodidata, estudou Fine Arts (Painting); Belas Artes (Pintura) na School of The Art Institute of Chicago, a universidade de arte de maior prestígio nos Estados Unidos, com bolsa de estudos por méritos artísticos.

Foi designer e colaboradora do Unicef de 1997 a 2000.

Integra o movimento Realismo Contemporâneo e, no Brasil, é pioneira. O movimento surgiu no início do século em Florença, Itália, tem raízes no Renascimento e toma, presentemente, grande impulso nos Estados Unidos, na Escandinávia e na Espanha.

Tem participado como convidada das Bienais Internacionais do Livro de Pernambuco e do Rio de Janeiro e da Flip, em Paraty, Rio de Janeiro.

Em 2005, fez individual na Great Saint Mary Church, Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Na ocasião, apresentou um trabalho baseado na obra do Aleijadinho, o Mestre do Barroco Brasileiro.

Trabalha há 23 anos faz parte do Serviço Diplomático Brasileiro,trabalhando no Setor Consular do Escritório Regional do Ministério das Relações Exteriores no Rio de Janeiro, o Itamaraty. Foi Vice-Cônsul em Singapura.

Foi tradutora da Editora Record, traduzindo a obra do arqueólogo britânico Simon Gibson "A Gruta de São João Batista", "A Batalha da Salamina", entre outros.

Tem quatro livros publicados, poemas e contos inseridos em várias antologias no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos.

Livros Publicados

  • "Curto Tempo" Editora Prol - São Paulo, 1984
  • "O Pescador de Sombras" Editora Achiamé - Rio de Janeiro, 1989
  • "Primeira Antologia Poética dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro" Celu Editora Ltda.,1988
  • “Legal Studies Fórum”, Editora da West Virgínia University, Virgínia, EUA.
  • "Revista de Arte Uturn" - Chicago, EUA, 2000
  • "Nova Antologia Poética Brasileira", organização de Olga Savary
  • "A Gruta de São João Batista" , tradução de Simon Gibson - Editora Record, Rio de Janeiro, 2008
  • “Um Rio de Contos”, com o conto “O Médico Iluminador”. Editorial Tágide, Lisboa, Portugal, 2009. Primeiro livro publicado em português consoante o AOLP.
  • "Tempestades de Areia" Editora 7Letras, Rio de Janeiro, 2016
  • "Além da Terra Além do Céu", antologia poética da Editora Chiado, Lisboa- São Paulo, 2017
  • "Memórias na Chuva", Editora 7Letras, Rio de Janeiro, 2017
  • " Paris: a festa continua - Livro de Sonetos", Editora 7Letras, no prelo, 2019
The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 31 Jul 2019. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.