Biography
Gallery (1)
Lists
Also Viewed
Quick Facts
Intro | Brazilian writer |
Places | Brazil |
is | Writer |
Work field | Literature |
Birth | 1986, Porto Alegre, Brazil |
Age | 39 years |
Biography
Athos Beuren (Porto Alegre, 22 de março de 1986) é um escritor brasileiro e integrante da Academia Literária do Vale do Rio dos Sinos. Formado em jornalismo, foi no Brasil um dos primeiros e mais jovens autores de livros-jogos (ligados aos jogos de RPG, são obras interativas de ficção onde o leitor participa da história escolhendo que caminhos seguir e que desafios enfrentar).
O autor teve seu trabalho inaugural publicado em 1997, quando tinha 10 anos de idade. Seu primeiro livro, Viver ou Morrer, recebeu o Prêmio Açorianos de Literatura – considerado o mais importante prêmio cultural do estado do Rio Grande do Sul – na categoria "Autor Revelação em Literatura Infantojuvenil". Athos teve obras prefaciadas por Maria Dinorah, Moacyr Scliar e Osvino Toillier. O título DezAventuras foi publicado também em Portugal.
Atualmente, Athos realiza palestras, dinâmicas e oficinas através do projeto Leitura & Aventura, utilizando mecânicas que envolvem trabalho de equipe, liderança, interpretação de papéis, raciocínio lógico e criatividade. A premissa do projeto é usar o fator lúdico dos livros-jogos e RPGs como ferramenta de ensino.
Como a ideia do RPG surgiu: ele tinha medo de escuro, tinha estratégias para vencer esse medo: escudo do cobertor ou ia para o quarto dos pais, mas eles botavam ele de volta na cama para contar histórias e ele dormir. Começou com as mais simples(inventou muitas delas), as favoritas do Athos era as de aventura, porque tinha heróis (imaginava que tinha que enfrentar o medo com o apoio deles). Ele quis inventar as suas próprias histórias para criar os seus próprios heróis, porém ele não sabia escrever ainda, então ele contava a mãe e ela as escrevia. Depois ele começou a escrever e isso foi maravilhoso para ele, pois tinha tudo que ele gostava. Com 7 anos de idade ele ganho o seu primeiro vídeo game, o SuperNintendo. Queria criar jogos também, mas não sabia como, então ele criou no papel com dados, não ficou como ele queria, até que ele conheceu o jogo de RPG, que reunia os amigos, um deles era o narrador, mas cada um criava um personagem e escolhiam o seu próprio caminho. O primeiro RPG dele foi Role Playing Game, ele também teve outros: Dungeons and dragons(caverna do Dragão) de vídeo game, Lord of the rings(senhor dos anéis) de tabuleiro, Pokémon de cartas, World Warcraft de eletrônicos que inicialmente não era de RPG, mas agora virou até filme, Caverna do Dragão de desenho passa nele uma fantasia medieval (Dungeons and dragons), Harry Potter de jogo, Holy avenger de história de quadrinhos, Anime x Treme é um evento de bate papo,...
Ele começou a criar livros de RPG no quinto ano, tinha que criar uma pequena redação, mas a professora não entendeu nada do que estava escrito, no outro dia ela estava entregando com as notas e acabou tirando zero, porque ela nem sabia o que era RPG, ele explicou o que era e tirou dez, ela jogou com a turma e todos gostaram. Começaram a escrever também.
Obras
- Viver ou Morrer - Volume 1
- O Mistério da Gruta
- A Missão de Krogh
- Viver ou Morrer - Volume 2
- O Senhor das Sombras
- DezAventuras
- O Inimigo Digital
- Manto de Coragem
- O Fantasma do Relógio
- Engasgo