Antônio José Soares de Souza Júnior

Brazilian journalist
The basics

Quick Facts

IntroBrazilian journalist
PlacesBrazil
wasJournalist Writer Poet
Work fieldJournalism Literature
Gender
Male
Birth7 April 1851
Death5 February 1893 (aged 41 years)
Star signAries
The details

Biography

Antônio José Soares de Souza Júnior (Paraíba do Sul, RJ, 7 de abril de 1851 — Rio de Janeiro, 5 de fevereiro de 1893), foi um engenheiro, jornalista, teatrólogo, poeta e prosador afro-brasileiro.

Filho de Antônio José Soares de Sousa e de D. Margarida Soares de Sousa, fez o curso da Escola Central, mais tarde Escola Politécnica, do Rio de Janeiro, formando-se em Engenharia.

Fundou o jornal O Agricultor, em sua terra natal. Fez parte da redação do jornal A República e colaborou em A Semana, de Valentim Magalhães e A Vida Moderna, de Artur Azevedo e Luiz Murat, onde publicou diversos contos infantis.

Escreveu contos, obras teatrais, crônicas, poesias, etc. tendo diversas obras publicadas pela Livraria Garnier.

Grande admirador de William Shakespeare, deu a um casal de filhos os nomes de "Romeu" e "Julieta". Escreveu a letra do Hino do estado do Rio de Janeiro em 1889, oferecendo a mesma, em conjunto com o músico João Elias da Cunha ao então governador do estado Francisco Portela.

É o patrono da cadeira 42 da Academia Fluminense de Letras.

The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 31 Jul 2020. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.