Antônio Carlos de Campos Machado

Brazilian politician
The basics

Quick Facts

IntroBrazilian politician
PlacesBrazil
isPolitician
Work fieldPolitics
Gender
Male
The details

Biography

Antônio Carlos Campos Machado (Cerqueira César, 31 de outubro de 1939) é um advogado e político brasileiro, deputado estadual de São Paulo pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

É presidente do diretório paulista e secretário-geral nacional do partido. Entre os projetos aprovados na Assembleia Legislativa, estão a gratuidade no transporte público estadual para pessoas com mais de 60 anos, a lei 15.365/14, que criou o "dia da liberdade religiosa" no estado de São Paulo, entre outras.

Biografia

Nascido no município de Cerqueira César, no Estado de São Paulo, casou-se com Marlene Campos Machado, também política e presidente nacional do PTB-Mulher, e tem três filhos. É advogado criminalista e ingressou na carreira política por meio de Jânio Quadros. Sua primeira legislatura foi iniciada em 1990, eleito como deputado estadual e desde então é sempre corroborado sua fama de excelente orador da Alesp. Campos tem uma frase muito marcante que é a seguinte."A coragem vence o medo" o que inspira muitos jovens em seu início de carreira.

Controvérsias

Em 2013, Campos Machado propôs a emenda constitucional 01/2013, que tinha por objetivo tornar exclusiva atribuição do procurador geral de justiça funções institucionais do Ministério Público, como "zelar pelo efetivo respeito dos poderes públicos" e "promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos", quando a autoridade alvo da reclamação for alguém exercendo função de governador ou vice, secretário de Estado, deputado estadual, membro do Poder Judiciário, membro do Ministério Público, conselheiro do Tribunal de Contas ou prefeito. A proposta foi criticada por tentar reduzir os poderes do Ministério Público e considerada uma forma de mandonismo. O político defendeu sua proposta respondendo em artigo de opinião da Folha de S.Paulo, alegando buscar com ela inibir perseguições pessoais e políticas.

The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 16 Jun 2020. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.