Adelaide de Sousa Pereira Cordeiro

The basics

Quick Facts

PlacesPortugal
Gender
Female
Birth24 January 1853, Lisbon, Lisboa, Portugal
Death1919 (aged 65 years)
Star signAquarius
The details

Biography

D. Adelaide de Sousa Pereira Cordeiro de Araújo e Sequeira, primeira e única baronesa de Paulo Cordeiro (24 de Janeiro de 1853 - 1919). É muito conhecida como uma das pessoas que mais incentivou a cultura em Portugal no século XIX.

Biografia

Filha do tenente-coronel da artilharia José António Pereira de Araújo e Sequeira, que por sua vez era filho do major Francisco António Ramiro de Sequeira, governador de Vila Nova de Portimão, e de Maria José Travassos de Melo Cordeiro, filha de Maria José de Travassos de Melo e de João António Paulo Cordeiro, Fidalgo tido este como um milionário capitalista. D. Adelaide herdou do avô materno sua fortuna e o brasão que este ostentava nas portas da sua casa.

Casou pela primeira vez a 24 de Fevereiro de 1881, em Mértola, com um médico-cirurgião seu primo, Dr. Olímpio Pessoa. Não teve filhos deste matrimónio pomposamente celebrado e foi após a morte de Olímpio que, por decreto de 2 de Junho de 1887 do rei D. Luís I de Portugal, lhe foi concedido o título de baronesa. Após receber o título, D. Adelaide de Sousa gozou ainda mais de uma grande influência na Corte, e o seu dinheiro e posição social fizeram com que fosse procurada por vários pretendentes que a si desejavam tornar esposa.

Sendo agora baronesa, manteve o apelido da sua mãe, Travassos de Melo, para ostentar a sua riqueza na Corte. Mas não queria fazê-lo sozinha, e, assim contraiu matrimónio com outro primo, ainda que afastado: D. Salvador de Almeida Correia de Sá, que era o 3.º Conde do Lavradio.

A família de Almeida [Portugal] Correia de Sá [e Benevides Velasco da Câmara], dos Marqueses do Lavradio de juro e herdade Condes de Avintes de juro e herdade, já era considerada uma família tradicional no seio da Corte portuguesa e muitos membros da família ainda hoje ocupam um lugar na História de Portugal. Especula-se que esta família ainda reservasse sangue de bragantino, por conta do que a baronesa passou a ter o direito de utilizar o título de tratamento Dona.

Foi, mais que tudo, um casamento por interesses gerido. Contudo, também desta vez a baronesa não obteve descendência. Especula-se, assim, que a rica baronesa fosse infértil.

Dedicou-se então ao mecenato cultural, acção pela qual hoje é ainda relembrada. Com os extremos incentivos a novos artistas, desde poetas e pintores, escultores a bailarinos, a sua influência nas artes foi notória e aclamada, sendo conhecida como uma das maiores incentivadoras da arte portuguesa do século XIX.

Era prima-irmã de Joaquim de Seabra Pessoa, pai de Fernando Pessoa.

Títulos

Barão de Paulo Cordeiro foi um título nobiliárquico criado oficialmente por Decreto de 2 de Junho de 1887 de D. Luís I de Portugal, em favor de D. Adelaide de Sousa Pereira Cordeiro de Araújo e Sequeira.

The contents of this page are sourced from Wikipedia article on 30 Jun 2020. The contents are available under the CC BY-SA 4.0 license.